WhatsApp: (62) 99959-9644 | Telefone: (62) 3281-1476

Cortisol é um hormônio da glândula suprarrenal, que tem papel fundamental em todo o equilíbrio fisiológico corporal. Está envolvido em processos metabólicos diversos: resposta imune, sono e vigília, resposta ao stress, regulação da pressão sanguínea.
O cortisol pode estar baixo na Doença de Addison, infecções das suprarrenais, alterações da hipófise, neoplasias. Os sintomas mais proeminentes são: fadiga extrema, perda do apetite, anemia.

O cortisol aumenta em resposta a fatores estressantes seja eles psicológicos, fisiológicos, de caráter social, à temperaturas extremas e a exercícios físicos.
Se o cortisol aumenta e fica muito alto, há risco de desenvolver diabetes, pressão alta, depressão, acúmulo de gordura abdominal, aumento de peso.
Manter o cortisol em níveis adequados é fundamental, seja com uso de medicamentos em caso de doenças, seja com medidas e hábitos de vida adequados, no caso de aumentos indesejados.
Então dormir bem, com período adequado de sono, realizar exercícios físicos na dose certa, sem extremismos, e manter o equilíbrio da mente, aprendendo a viver frente os estressores da vida, manterá o cortisol em níveis adequados e por consequência nosso corpo saudável.