O Sal é fonte de sódio, mineral importante para nosso organismo. Auxilia na condução de impulsos nervosos, na contração muscular, no equilíbrio hídrico celular, entre outras funções.
Entretanto o excesso de Sal na alimentação moderna ocidental, rica em alimentos industrializados, acaba por transformar o Sal como um dos principais responsáveis pelas doenças cardiovasculares, hipertensão, mal funcionamento dos rins é até cegueira.
Sódio e Sal, são usados como sinônimos, porém o Sal é composto de sódio e cloretos. A recomendação é consumir 5g de Sal ao dia, ou seja, 2000mg de sódio ou 1 colher de chá de Sal cheia. Segundo estudos, o brasileiro consome em média 12 gramas ao dia.
Diversos alimentos já tem sódio naturalmente, os mais ricos neste mineral são as carnes, peixes, ovos, leite, algas, arroz, café em grão, chá preto e farinha de soja.
Utilizar menor quantidade de Sal na alimentação deve ser desejado. Para isso podemos começar com uma restrição aos alimentos industrializados e utilizar a menor quantidade de Sal possível, com o Sal de menor concentração de sódio.
Nesse caso o Sal light pode ser uma boa escolha, principalmente no tempero de alimentos já ricos em sódio como a carne. A flor de Sal tem a mesma concentração de sódio que o Sal refinado.
Sal refinado= 400mg/g de sódio.
Sal light = 197mg/g de sódio.
Sal marinho= 420mg/g de sódio.
Sal do Himalaia= 230mg/ de sódio.
O Sal somente será vilão se você quiser ou deixar.