Considerado um hormônio feminino, o Estradiol é um esteroide de ação sistêmica, também produzido em menor escala pelos homens e presente nos animais vertebrados. Conclui-se assim, tratar de um hormônio importante. Nos homens entre algumas funções está presente na produção de espermatozoides. Nas mulheres é fundamental para o desenvolvimento dos caracteres secundários femininos, para a fertilidade, fecundação e gestação.
Mas na verdade o estradiol possui receptores em vários órgãos do nosso corpo e efeitos anabolizantes ou seja, é responsável também, por repor e restaurar tecidos, como massa óssea, muscular, pele e colágeno entre outras.
Quando a produção de estradiol natural é afetada por medicamentos (ex.: anticonceptivos hormonais de uso prolongado ou uso de gestrinona crônica), ou quando acontece a parada natural desta produção na menopausa, vamos ter vários sinais de sua falta em várias regiões do corpo.
Citando algumas: deficiência do sistema imune, perda de massa muscular e óssea, decadência das elastinas, degeneração do colágeno, atrofia urogenital, secura vaginal, perda da libido, deterioração da qualidade do pensamento, piora da qualidade do sono e até perda de interesse pela vida.
Enfim, é necessário manter o nosso estradiol de cada dia, ou repondo quando for possível ou não interrompendo de forma prolongada sua produção.
#draruthcarlaborges #ginecologista #ginecologia #ginecologistagoiania #ginecologiaespecializada #nutrologia #sommaespecialidades