WhatsApp: (62) 99959-9644 | Telefone: (62) 3281-1476
O Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima que a cada ano são diagnosticados em média 16.590 novos casos de câncer do colo uterino, sendo que em 2019 ocorreram 6.596 óbitos por esta neoplasia.
Geralmente as lesões pré – cancerosas e mesmo o câncer de colo em estágios iniciais não possuem sintomatologia exuberante ou particular , o que leva a diagnóstico tardio e de formas mais graves. A grande maioria do câncer do colo do útero ( 99, 7%) tem como agente causal certos tipos do HPV, um vírus de transmissão preferencialmente sexual, que infecta a célula e pode resultar em lesões pré cancerosas ou o câncer propriamente dito.
Este câncer acomete mulheres desde 25 anos até idades mais avançadas sendo o pico entre os 40 a 45 anos. Entretanto na minha experiência pessoal, tive a infelicidade de ver chegar para mim uma garota de 21 anos com tumor invasivo grave do colo uterino.
As vacinas protegem contra os tipos mais frequentes de HPV que causam câncer.
Assim, exames periódicos ao ginecologista, uso de preservativos e vacina contra HPV, podem prevenir formas graves e produzir menos óbitos entre as mulheres.