SOP é conhecida como a Síndrome dos Ovários Policísticos, que frequentemente chega ao consultório como diagnóstico em adolescentes e mulheres, e em uso de anticonceptivos hormonais, como único tratamento.
Anteriormente considerava-se a SOP uma síndrome ligada aos ovários, pois os sintomas visíveis estavam ligados a eles: irregularidade menstrual, sinais de androginismo (acne, aumento de pelo, alopecia, queda de cabelos…) e presença de cistos ovarianos ao ultrassom.
A verdade é que ao estudar estas mulheres, percebeu- se importantes alterações metabólicas em outros órgãos. Aumento da esteatose hepática, hipertriglicerina, diabetes e riscos cardiovasculares.
A infertilidade do ovário está ligado a alterações metabólicas importantes. Sabe-se hoje que além de outros fatores em comum, a resistência insulínica é presença marcante sendo a causa de todas estas as alterações .
Torna- se necessário tratar a SOP de maneira mais abtrangente.
Não tratar adequadamente a SOP poderá trazer alterações futuras que comprometerão a qualidade de vida da portadora desta síndrome.
#draruthcarlaborges #ginecologista #ginecologia #ginecologistagoiania #ginecologiaespecializada #nutrologia #sommaespecialidades