A pele é um órgão vital fantástico. Funciona como um revestimento estético e barreira eficiente às agressões do meio externo e perdas do nosso meio interno. Sem pele não sobrevivemos. Os cuidados com a pele devem iniciar-se com o nascimento. O tipo de substâncias que usamos para higienizar e hidratar a pele, colaborarão para manter sua integridade ou provocarão lesões, diminuindo sua eficiência em nos proteger. Manter uma pele bonita e saudável é combinação de vários fatores, mas hj falaremos sobre a importância do PH da nossa pele. O PH da nossa pele difere de um local para outro , com a idade e de individuo para indivíduo, mas varia de 4,4 a 5,9 em geral, sendo assim um PH ácido. Entretanto a região axilar, genitoanal e interdigital tem valores superiores e portanto PH alcalino tornando essas regiões mais suscetíveis à infecções. A acidez da epiderme é necessária para manter a sua força e coesão, evitar infecções oriundas de crescimento de microorganismos e facilitar esfoliação de células mortas das superfícies. Quando o PH é comprometido, diminui a descamação natural da pele resultando em uma pele seca e escamosa , bem como o rompimento de barreira eficiente.
Os sabonetes para adultos em barras, em sua maioria possuem PH alcalino( entre 9 e 10 ) não respeitando a fisiologia da nossa pele. Alguns sabonetes líquidos possuem PH < 6,9. Há dificuldades de informações sobre PH nas embalagens.
Entretanto, devemos procurar por sabonetes líquidos, PH acidificado,( jamais neutro ou alcalino), suave, sem corantes, com surfactante suave ( baixa formação de espuma ), além de baixo potencial de provocar irritabilidade dérmica, no intuito de não agredir a nossa pele , quando na verdade, só queremos higieniza-la.