A ocorrência da celulite é praticamente universal no pós-pubere. Varia entre 85 e 98% de prevalência o que torna quase uma característica sexual secundária feminina.
A celulite ou lipodistrofia ginóide (LDG) é uma desordem metabólica da hipoderme que se reflete produzindo alterações na aparência do corpo da mulher.
Em geral a melhora da celulite é parcial, não há cura. Inicia-se com o acúmulo de líquidos causada pela má circulação linfática. Como resultado há mudanças do pH e alterações nas trocas metabólicas. O adipócito comprime as células nervosas e temos dor e perda de elasticidade. O organismo responde a estás alterações formando tramas de colágeno que tentam encapsular os adipócitos com formação de nódulos.
Junto ao tratamento especializado e no sentido de atenuar os fatores agravantes que interferem na LDG, estes cuidados devem ser mantidos indefinidamente tanto para melhorar a resposta aos tratamentos como evitar ou atenuar casos graves.
Os cuidados gerais São:
1 ) dieta – preferência por carboidratos complexos, baixo teor de ácidos graxos saturados e colesterol (frituras e gorduras de origem animal)
Ingestão proteica adequada
Ingestão de vitaminas C, E , Zn e Selênio.
2 ) Atividade física regular e aeróbica
3 ) Peso adequado
4 ) Sapatos confortáveis e vestuário leve – ajudar no retorno venoso
5 ) Anticoncepcional adequado. A progesterona favorece e piora a celulite.
Evitar as formas graves de celulite devem ser desejadas, pois além da estética, compromete o bom funcionamento do organismo.