Os ovários apresentam durante nossa vida adulta, alterações funcionais e outras não, que são visualizadas em exames de ultrassom como tumores sólidos ou císticos. Geralmente os tumores císticos ou simplesmente, cistos, são benignos em sua maioria e considerados fisiológicos, ou seja, não possuem relação com nenhum tipo de doença e desaparecem naturalmente sem produzirem sintomas.
Em alguns casos podem ocorrer irregularidades menstruais, dores na atividade sexual ou desconforto pélvico.
Eles podem ocorrer em todas as faixas etárias, porém é mais comum em idade fértil e quando não há uso de anticonceptivos hormonais.
Os cistos benignos podem então ser do tipo: folicular, dermoide, endometrióide, hemorrágico, cistoadenoma, cisto de aparência policística.
Quando o cisto permanece por mais tempo sem regredir, é necessário acompanhamento diagnóstico, possível tratamento clínico ou em alguns casos, tratamento cirúrgico, com a retirada do cisto, como nos casos de cisto dermoide ou teratoma.
A conduta será dada pelo ginecologista que fará o acompanhamento de rotina, observando a evolução e o tipo de cada cisto caso ele se apresente.