Quando pegamos nosso resultado de colpocitologia ou o dito preventivo e aparece Gardnerella vaginalis ou vaginose bacteriana, muitas ficam assustadas sem saber o quê isto significa.
Na verdade, a vaginose bacteriana é um desequilíbrio da microbiana vaginal, com diminuição da concentração de lactobacilos de Doderlein e aumento da concentração de Gardnerella vaginalis e bactérias anaeróbias que já existem na nossa flora.
Os sintomas vão de um desconforto local, aumento de secreções vaginais com aspecto branco-acinzentado/amarelado, pequenas bolhas e odor marcante que piora pós coito e /ou durante o fluxo ou após ele.
As causas podem envolver várias situações que alteram a nossa flora vaginal , desde o estresse até atividades sexuais desprotegidas.
A necessidade de tratamento pode ser necessária para evitar complicações como DIPA, infecção urinária, cervicites, infecções pós operatórias e até trabalho de parto prematuro em gestantes ou coriamnionites agudas.
O melhor é sempre procurar um profissional especializado para que o diagnóstico seja realizado sobre todos os aspectos envolvidos e para que o tratamento seja efetivo e evite possíveis consequências não desejadas.
#draruthcarlaborges #ginecologista #ginecologia #ginecologistagoiania #ginecologiaespecializada #nutrologia #sommaespecialidades